O QUE É

Criado em abril de 2006 como Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico, o NUPEJOC nasceu vinculado ao Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina com o objetivo de refletir sobre as práticas do jornalismo científico e suas especificidades. Devido ao foco das discussões do grupo ter se consolidado em torno da infografia, jornalismo de dados e design da informação,  em abril de 2013 a sigla NUPEJOC passou a corresponder a Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados.

Atualmente, o NUPEJOC conta com a participação de bolsistas de iniciação científica, todos alunos do curso de Jornalismo da UFSC,e de  mestres formado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Como pesquisador convidado, contamos com o professor Itanel Quadros. O professor Elias Machado, da UFSC, também integra o grupo como pesquisador.

O NUPEJOC  fez parte da Rede de Cooperação Brasil-Espanha, que contou com apoio da Capes e analisou cibermeios dos dois países, reunindo oito universidades espanholas e sete brasileiras, e do PROCAD/JOR, rede financiada também pela Capes, e que reuniu pesquisadores da UFBA, UFSC,  UTP e USP. Além de pesquisas, a equipe do Núcleo desenvolve atividades de extensão.

Os projetos do NUPEJOC contam com o apoio do CNPq.

Seja bem-vindo!