Uma nova forma de utilizar infográticos

0
165
Infográfico de 01/10/2016 sobre a crise de saúde declarada pela ONU

Pictoline é um site espanhol que desde 2015, ano em que foi criado, produz infográficos para explicar notícias, acontecimentos da história e da atualidade, funcionamento do corpo humano, causas sociais, ciência e diversas curiosidades. Quem idealizou o projeto foi o ex-publicitário Eduardo Salles, desta forma pretende que a informação chegue mais compreensível e atraente para o leitor, além de este tipo de conteúdo ser adaptável para diversas plataformas e redes sociais.

O fácil compartilhamento do conteúdo da Pictoline pode ter sido o motivo de tantos seguidores em pouco tempo nas redes sociais. Alguns meses depois de que começaram a publicar os infográficos, havia mais de 300 mil seguidores no Facebook e 58 mil no Twitter. Hoje já são quase 2,3 milhões de curtidas no Facebook e quase 500 mil seguidores no Twitter. Na página do Facebook Brasil, a Pictoline conta com cerca de 163 milhões de curtidas.

A equipe da Pictoline é formada por 12 pessoas entre desenhistas, editores e brand-managers que também produzem gifs e ilustrações para o site. Os infográficos geralmente são feitos a partir de matérias de grandes sites de notícias, de reportagens de revistas ou de livros. Já aconteceu de cometerem erros e publicarem infográficos com informações erradas, que poderiam ser evitados caso houvesse um jornalista na equipe, para que apurasse as informações da forma mais completa possível. Muitas vezes os próprios leitores corrigem as informações erradas pelos comentários da publicação nas redes sociais.

O sucesso da empresa não apareceu somente através dos seguidores: o reconhecimento da Pictoline veio também através de premiações. Com dois anos de vida, ganhou prêmios da  World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA) por Melhor Projeto de Visualização de Dados e Melhor Fidelização de Audiência, nos Digital Media Awards de WAN-IFRA na América Latina e nos Digital Media Awards a nível mundial.

Apesar de que os infográficos da Pictoline não sejam jornalísticos, o site usa publicações de jornais e revistas como fontes, o que significa que é possível produzir um infográfico jornalístico com conteúdo “simples”. A empresa já provou ao público tem um grande interesse por esse tipo de publicação. A forma de consumir informações está em constante mudança e explorar melhor os infográficos — mesmo que mais simples — dentro das redações pode ser uma forma mais eficiente de ganhar leitores.