Infografia e esportes para jovens na década de 90

0
394

Transmitir informações de forma visualmente interessante, agradável e clara tem sido um desafio para muitos jornalistas, designers e principalmente infografistas. E quando o público alvo se trata de crianças e adolescentes, esta iniciativa, por muitas vezes, demanda ainda mais criatividade, justamente para entreter o usuário, despertar a curiosidade e também estimular a permanência desses jovens na página.

Para incentivar uma narrativa diferenciada, que priorizasse a união de imagem e texto, o jornal O Globo criou em outubro de 1997 o Planeta Globo. Voltado para o público juvenil, tratava de assuntos como música, games, esportes, cultura, comportamento e curiosidades. Quem acompanhava o caderno podia apreciar caricaturas, ilustrações, fotografias e quadrinhos, além de uma diagramação bastante inovadora para a época. O Planeta Globo deixou de ser publicado em 2000.

Em levantamento realizado para o projeto de pesquisa “A história da Infografia jornalística e da visualização de dados no Brasil (de 1995 a 2014)”, a equipe do NUPEJOC encontrou – no acervo online do O Globo – dois infográficos publicados no Planeta Globo, em 1998. Ambos são relacionados ao tema esportes.

O primeiro, publicado no dia 22 mês de março, é um infográfico enciclopédico independente. Caracteriza-se por não acompanhar nenhuma reportagem ou notícia, adotar um viés mais generalista e não depender de acontecimentos específicos (TEIXEIRA, 2010). No infográfico – assinado por Alvin -, as diferentes peças que compõem um skate são identificadas e acompanhadas de uma explicação que informa para que servem e qual a melhor forma de utilizá-las.

skate.1

O Globo. 22/03/98, p. 3

Já o segundo, se trata de um infográfico jornalístico complementar. Este, é indispensável à matéria, pois apresenta esclarecimentos que se tornariam confusos se – para explicitá-los – fosse utilizada uma narrativa jornalística textual convencional (TEIXEIRA, 2010). As imagens que ilustram o passo a passo de como realizar as principais manobras do Bodyboard facilitam a compreensão do tema abordado. O infográfico não possui autoria.

manobra pagina inteira

 

manobra 1

manobra 2

O Globo. 01/11/98, pp. 4 e 5

 

Fonte:

Memória Roberto Marinho <http://www.robertomarinho.com.br/obra/o-globo/destaques/detalhes-do-topico-1.htm> Acessado em 17 de outubro de 2014.

Referência:

TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Ed. UFBA, 2010.