Entenda por que press releases que se utilizam de infográficos são mais eficientes

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O press release é uma das ferramentas mais utilizadas pelos assessores de imprensa para tornar uma empresa/um produto/um evento conhecido pelos veículos de comunicação. Um bom release é aquele que chama a atenção do jornalista, que faz com que ele decida investigar mais sobre o assunto e, quem sabe, redigir e publicar a notícia. Um bom release é direto, claro e bem escrito, certo?

É claro que um bom texto é essencial, mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa PR Newswire, especialista em relações públicas e assessoria de imprensa, releases que se utilizam de infográficos e outros recursos multimídia têm tido resultados bem melhores do que os tradicionais, aqueles compostos apenas de texto. Como os seres humanos são extremamente visuais, essa informação não é uma surpresa.

Press-Release
Pesquisa realizada pela empresa PR Newswire revela que o número de elementos multímidia de um release é proporcional ao número de visualizações do mesmo

Mas aí surgem perguntas: será que qualquer press release seria mais eficiente se, além de texto e foto, tivesse um infográfico anexado? Qualquer empresa, de qualquer ramo, se beneficiaria de um release com infográfico? De acordo com matéria publicada no site PR Daily, releases que contêm as seguintes informações seriam mais eficientes se transformados em infográfico ou visualização de dados:

  • Resultados de uma pesquisa ou enquete;
  • Dados estatísticos;
  • Mensagens para audiências de diferentes países, que falem diferentes idiomas (imagens são universais, correto?);
  • Pesquisa comparativa que teria um efeito mais atraente com a utilização de recursos gráficos.

Para exemplificar essa teoria, o PR Daily trouxe alguns exemplos de empresas que estão aderindo ao uso de visualização da informação em press releases, tais como o site Hotels.com, a gigante Emerson, empresa americana de equipamentos elétricos, e a fabricante de produtos de limpeza, também americana, SC Johnson.

No caso do Hotels.com, que costumava divulgar longas listas revelando os lugares mais visitados do mundo, a visualização foi incorporada ao release tradicional para tornar essa informação mais atraente.

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As empresas Emerson e SC Johnson utilizaram o infográfico para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente – tema que sempre se beneficia do uso de imagens e recursos gráficos.

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Infográfico anexado ao press release da empresa Emerson. Confira o pacote completo do release aqui: http://www.multivu.com/mnr/50898-emerson-insinkerator-new-food-waste-study
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Infográfico anexado ao press release da empresa SC Johnson. Confira o pacote completo do release aqui: www.multivu.com/mnr/52467-sc-johnson-20th-anniversary-survey-green-consumer-attitudes-and-behaviors

É interessante perceber que, em todos os casos apresentados acima, o texto, as fotos e os vídeos, elementos mais comuns em um press release,  não foram deixados de lado pelos assessores de imprensa, e que o infográfico, dessa maneira, se torna um elemento a mais, uma adição – relevante e inovadora – ao release tradicional.