Jornalismo é o curso com maior nota no ENADE

1
258

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira, dia 07 de outubro, a lista com as notas dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O exame foi referente ao ano de 2012. Além do jornalismo, foram avaliados ainda cursos de graduação em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores de tecnologia em gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Os cursos de jornalismo foram os que obtiveram o melhor desempenho dentre todos os cursos avaliados. Mais de quatro quintos dos cursos (cerca de 83%) receberam conceito igual ou superior a 3. As notas variavam entre 1 e 5. Os cursos que obtiveram nota máxima foram os das seguintes institruições: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, Centro Universitário de Maringá, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, Faculdades Integradas São Pedro, Faculdades Atibaia, Universidade Paulista de Campinas e as Universidades Federais de: Ouro Preto, Uberlândia, São João Del Rey, Bahia, Juiz de Fora, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Maria.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) obteve a maior nota dentre os estudantes dos cursos de jornalismo: 67,42 na Nota Bruta do Curso (componente específico) e 4,52 na Nota Padronizada (formação geral).

O curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da qual faz parte o NUPEJOC, recebeu a pontuação mínima devido a um boicote oficializado pelos estudantes. Considerado um dos melhores  do país, o curso de jornalismo da UFSC obteve nesta última edição do ENADE, nota 1,0, que é o conceito mínimo. O motivo do boicote, explicitado em carta-aberta pelos alunos, foi o de forçar uma vistoria do MEC, já que apenas os cursos com nota inferior a 3,0 serão visitados e analisados pelo governo federal.

Neste link, você pode acessar a tabela completa do MEC com todos os detalhes do exame dos cursos avaliados.

Se quiser saber mais sobre a avaliação especificamente no curso de jornalismo da UFSC, basta acessar aqui.

Comentários