Os vencedores no livro do Malofiej 20

1
418

Completando vinte e um anos de existência em 2013, o prêmio Malofiej é a maior premiação mundial em infografia. Como de costume, foi lançado este ano o livro referente à edição do ano anterior. Comemorativa, a publicação traz a compilação “Non information Art”, na qual vários artistas mostram seus trabalhos paralelos aos trabalhos com infografia, uma entrevista com Thomas Heumann e as páginas amarelas dos infográficos, além, claro, das peças medalhistas.

O Malofiej 20 teve número recorde de inscritos, segundo a Society for News Design – Capítulo Español (SND-E), 1.513 de quase 30 países (a edição seguinte, em 2013, foram 1.191 inscritos de 28 países). Dentre os 111 premiados de 2012, 63 foram para peças veículadas em mídia impressa e 48 para trabalhos do formato digital.

O infográfico mais valorizado de toda a história do evento, segundo eleição da SND-E, foi o “Ballena Franca”, do jornal Clarín. Também seu autor, Jaime Serra, foi eleito o infografista mais influente das últimas duas décadas. A peça traz diversas informações sobre as baleias francas, como ciclo vital, os sistemas digestivo e respiratório, tamanho, migrações e dados gerais. Cada bloco informativo vem acompanhado de ilustrações, quadros, gráficos e esquemas.

Ballena Franca

Outra peça premiada foi a do jornal estreante na premiação South China Morning Post, de Honk Kong. Publicada no mesmo dia em que os Estados Unidos retiraram suas tropas do Iraque após mais de uma década de invasão, a peça exibe números sobre a perda de civis durante o conflito. Dividos por mês, os esmagadores números de mortes contrastam com as baixas entre as forças de coalizão. Há ainda na mesma peça um gráfico comparativo entre as diferentes causas das fatalidades. A principal delas são as execuções, com 19.706 mortes, seguidos por tiroteios entre pequenas armas de fogo (11.877) e ataques suicidas com bombas (8.708).

Iraq´s bloody toll

O  infográfico do portal IG sobre a Esquadrilha da Fumaça foi o único brasileiro a receber medalha de ouro. Outras seis medalhas de ouro foram vencidas pelo New York Times e uma pela revista National Geographic. Neste link você pode acessar a lista com todos os medalhistas da vigésima edição do prêmio.

 

Comentários