Livro sobre teoria das cores ganha aplicativo para iPad

0
907

O conhecido livro sobre a teoria das cores vivas, Interaction of Color, acaba de tornar-se aplicativo para tablet. Desenvolvido pela Yale University Press, em parceria com a Potion, a plataforma tem como objetivo comemorar os 50 anos do livro. O autor homenageado é Josef Albers, um dos principais artistas e acadêmicos que contribuíram para o campo da geometria abstrata, pertencente à escola de Bauhaus.

De acordo com a empresa que criou o aplicativo, o autor sempre quis que seu livro fosse utilizado como ferramenta de ensino, com papéis espalhados pela mesa, juntamente aos textos e comentários. Diante desse cenário complexo de ser alcançado com livros físicos, foi que se desenvolveu a aplicação para iPad.

No software, os usuários podem selecionar entre duas categorias para iniciar a leitura: texto ou paletas e comentários. Depois disso, a navegação passa a ser lógica e intuitiva, com 27 capítulos de textos acompanhados por vídeos didáticos e recursos multimídias. Ainda estão disponíveis ilustrações que servem como estudo e permitem a criação de designs e experimentos em uma tela branca.

Teoria-das-Cores1

Segundo o portal Universia Brasil, foi mantido o conteúdo do livro original, inclusive a tipografia e as colunas de texto como layout. O grande destaque é que um dos principais recursos oferecidos pela obra, o círculo de amostras de cores, agora agrega a possibilidade de tato à leitura, transformando o espaço de estudo em um ambiente para tentativa e erro. Na ferramenta, as cores podem ser ajustadas, trocadas e manipuladas até que suas combinações alcancem os resultados desejados pelo usuário.

O livro Interaction of Color está disponível para iPads pelo valor de 9,99 dólares. Há também uma versão gratuita, que mantém o foco na parte de estudos e experimentos, excluindo parte dos textos e teorias.