Infografia e esportes para jovens na década de 90

Transmitir informações de forma visualmente interessante, agradável e clara tem sido um desafio para muitos jornalistas, designers e principalmente infografistas. E quando o público alvo se trata de crianças e adolescentes, esta iniciativa, por muitas vezes, demanda ainda mais criatividade, justamente para entreter o usuário, despertar a curiosidade e também estimular a permanência desses jovens… Read More »

O que os quadrinhos nos dizem sobre a história da infografia

Três anos separam as seguintes produções do jornal O Globo:   Apesar da limitação evidente, os quadrinhos contam parte importante da infografia no Brasil, e por várias razões. Uma delas é a sua recorrência. Dos 37 registros em nossa pesquisa no jornal O Globo dos meses de março e julho de 1994, por exemplo, dez… Read More »

Alternativas para dinamizar a construção de narrativas nos periódicos

Desde 1806 – ano em que foi considerado a primeira publicação de um infográfico, no jornal londrino The Times – até hoje, a história da infografia tem sido marcada pela não linearidade e complexidade na sua construção e afirmação como “uma modalidade discursiva ou subgênero do jornalismo informativo” (TEIXEIRA, 2010, p.18). A formação ainda precária… Read More »

Entenda por que press releases que se utilizam de infográficos são mais eficientes

O press release é uma das ferramentas mais utilizadas pelos assessores de imprensa para tornar uma empresa/um produto/um evento conhecido pelos veículos de comunicação. Um bom release é aquele que chama a atenção do jornalista, que faz com que ele decida investigar mais sobre o assunto e, quem sabe, redigir e publicar a notícia. Um… Read More »

Polos opostos na infografia de Ciência, 1994

Como visto no último post do NUPEJOC, certos infográficos “antigos” dão pistas de que a história da infografia é complexa, não-linear. Sinalizam, precisamente por isso, que é inviável entender a evolução desse gênero jornalístico na imprensa brasileira olhando apenas para um curto período de tempo. “A linha amarela do Rio”, tomado sozinho, indicaria um alto… Read More »