Como se produz um infográfico da National Geographic

A National Geographic Brasil publicou, em sua edição de abril, uma reportagem sobre a Coluna de Trajano, monumento construído em 113 d.C., com mais de 30 metros de altura, em homenagem a uma vitória militar do então imperador romano. Além dos textos e fotos, a revista dedica três páginas a um infográfico que reproduz e… Read More »

Jornalismo visual contribui para a prevenção da Dengue

O combate a dengue não é novidade. Desde sua descoberta, no final do século XVIII, diversas pesquisas começaram a ser desenvolvidas para o tratamento da doença – transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Apesar disso, só foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no século XX. Além disso, divulgações de informações sobre o… Read More »

Infografia e esportes para jovens na década de 90

Transmitir informações de forma visualmente interessante, agradável e clara tem sido um desafio para muitos jornalistas, designers e principalmente infografistas. E quando o público alvo se trata de crianças e adolescentes, esta iniciativa, por muitas vezes, demanda ainda mais criatividade, justamente para entreter o usuário, despertar a curiosidade e também estimular a permanência desses jovens… Read More »

O que os quadrinhos nos dizem sobre a história da infografia

Três anos separam as seguintes produções do jornal O Globo:   Apesar da limitação evidente, os quadrinhos contam parte importante da infografia no Brasil, e por várias razões. Uma delas é a sua recorrência. Dos 37 registros em nossa pesquisa no jornal O Globo dos meses de março e julho de 1994, por exemplo, dez… Read More »

Alternativas para dinamizar a construção de narrativas nos periódicos

Desde 1806 – ano em que foi considerado a primeira publicação de um infográfico, no jornal londrino The Times – até hoje, a história da infografia tem sido marcada pela não linearidade e complexidade na sua construção e afirmação como “uma modalidade discursiva ou subgênero do jornalismo informativo” (TEIXEIRA, 2010, p.18). A formação ainda precária… Read More »